Existe vários tipos de mecanismo das lesões celulares, classificadas como: hiperplasia, hipertrofia, atrofia e metaplasia.
A hiperplasia é um aumento no número de células de um tecido ou órgão, podendo ser Fisiológica ou Patológica. Hiperplasia fisiológica dividi-se em hiperplasia hormonal ( quando aumenta a capacidade funcional do tecido) ou compensatória ( quando a uma compensação de um tecido devido ao algum dano). Hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das células-alvo por hormônio ou por fatores de crescimento.
Hipertrofia é um aumento do volume da célula, resultando o aumento do órgão. Os músculos esqueléticos e células estriadas do coração tem um grau acentuado para gerar a hipertrofia. Podendo ser Fisiológica ou Patológica. Hipertrofia fisiológica é associada pela estimulação hormonal, e patológica tem exemplo a hipertrofia cardíaca que se passar do limite de carga pode ocorrer uma insuficiência cardíaca.
Atrofia muscular é uma redução no tamanho da célula e consequentemente do órgão ou tecido. Pode ser causada por desuso do membro lesionado, perda de enervação naquele músculo e diminuição do suprimento sanguíneo. Metaplasia é a mudança de tecido.
As lesões celulares podem variar de grau dependendo de como aconteceu tanto pode ser externo (acidentes) quanto internos (mutações genéticas). Podendo haver uma hipóxia ( falta de oxigenação) isquemia( falta de suprimento sanguíneo); as lesões tem problemas como: diminuição do ATP, danos na mitocôndria por conta do aumento de cálcio no citosol e acumulo de radicais livres.
Célula Humana |
Nenhum comentário:
Postar um comentário