Aproveite e vamos discurtirmos juntos sobre patologia que é uma aréa muito
interessante pra se estudar.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mecanismo das Lesões celulares

Comecei a estudar Patologia e observei que, para entende-la melhor precisa-se  ter uma compreensão  da palavra em si para entender o estudo. Significa (logos) estudo, (pathos) sofrimento, então quer dizer um estudo voltado para a compreensão das alterações estruturais e funcionais que ocorre nas células, tecidos decorrentes de uma determinada doença.
Existe vários tipos de mecanismo das lesões celulares, classificadas como: hiperplasia, hipertrofia, atrofia e metaplasia.
A hiperplasia  é um aumento no número de células de um tecido ou órgão, podendo ser Fisiológica ou Patológica. Hiperplasia fisiológica dividi-se em hiperplasia hormonal ( quando  aumenta a capacidade funcional do tecido) ou compensatória ( quando a uma compensação de um tecido devido ao algum dano). Hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das células-alvo por hormônio ou por fatores de crescimento.
Hipertrofia é um aumento do volume da célula, resultando o aumento do órgão. Os músculos esqueléticos e células estriadas do coração tem um grau acentuado para gerar a hipertrofia. Podendo ser Fisiológica ou Patológica. Hipertrofia fisiológica é associada pela estimulação hormonal, e patológica tem  exemplo a hipertrofia cardíaca que se passar do limite de carga pode ocorrer uma insuficiência cardíaca.
Atrofia muscular é uma redução no tamanho da célula e consequentemente do órgão ou tecido. Pode ser causada por desuso do membro lesionado, perda de enervação naquele músculo e diminuição do suprimento sanguíneo. Metaplasia é a mudança de tecido.
As lesões celulares podem variar de grau dependendo de como aconteceu tanto pode ser externo (acidentes) quanto internos (mutações genéticas). Podendo haver uma hipóxia ( falta de oxigenação) isquemia( falta de suprimento sanguíneo); as lesões tem problemas como: diminuição do ATP, danos na mitocôndria por conta do aumento de cálcio no citosol e acumulo de radicais livres.
Célula Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário