Aproveite e vamos discurtirmos juntos sobre patologia que é uma aréa muito
interessante pra se estudar.


domingo, 22 de agosto de 2010

Lesão Celular Irreversível

A lesão celular Irreversível, ocorre quando excede a capacidade da célula em se adaptar, levando a alterações permanentes.
Tipo de uma lesão celular irreversível é a Necrose que é caracterizada pelo aumento de volume do citoplasma, perda das estruturas de superfície ocasionando edema mitocondrial, ruptura de organelas e veiculações da membrana. Dois processos determinam a morfologia:
1) digestão enzimática da célula (horas);
2) desnutrição de proteínas.

Existem vários tipos de necrose, tem a Necrose por coagulação que é quando ocorre a morte de um tecido por conta da coagulação indevida e que impede o fluxo sanguíneo, exemplo desse tipo são os Infartos.
Necrose por liquefação ocorre por acção de enzimas que dissolvem o tecido lesado, ocorre em tecido ricos lipides, como o cérebro e supra-renal, exemplo desse tipo são os Abcessos.
Necrose caseosa tem aspecto igual a um "queijo fresco" o tecido exibe um massa amorfa predominante por proteína, é uma variedade da necrose de coagulação, exemplo desse tipo são as Tuberculose.
Necrose gordura ocorre geralmente pelo extravasamento e activação de enzimas pancreáticas que digerem a gordura do pâncreas e do mesentério. Por traumatismo que ocasiona ruptura dos adipócitos; encontrada principalmente na mama feminina.
Necrose gangrena é a consequência da morte de um tecido causada pela isquemia, ocorre principalmente a perda de membros por falta do seu suprimento sanguíneo. Existe três tipos de gangrena : Gangrena seca, gangrena úmida e gasosa.
Necrose por Liquefação
Necrose gordurosa
Necrose por coagulação
Necrose por gangrenosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário