Aproveite e vamos discurtirmos juntos sobre patologia que é uma aréa muito
interessante pra se estudar.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pigmentação Patológica

Pigmentação é o processo de acúmulo, de pigmentos em certos locais do organismo.
As pigmentação são divididas em duas classes: Pigmentação exógena e Pigmentação Endógena.
Pigmentação Exógena- são pigmentos que foram introduzidos no organismo por ingestão, inalação se depositam no tecido, funcionando como corpos estranhos, sendo fagocitados por macrófagos ou fagocitados pelos vasos linfáticos. Podendo ser dividida em: Ancrose, Siderose, Argíria, Bismuto, Tatuagem, Sartunismo, Tatuagem de amálgama.
Pigmentação exógena
Pigmentação Endógena- fazem parte do organismo corporal, sendo produtos específicos da atividade celular.Substancia corada  que é produzida dentro e pelo organismo. Existem 2 tipos de pigmentos: Pigmentos hemáticos e pigmentação melânicos.
Pigemtação Endógena

domingo, 5 de setembro de 2010

Úlcera de Pressão

É uma Patologia que ocorre quando um tecido mole é comprimido entre uma proemiência óssea e uma superfície dura por um período prologado de tempo causando necrose celular.
As localizações mais comuns de úlcera são na região sacral e calcâneos.São divididas em 5 estágios.
1º Estágio-começa com um vermelhidão sem dor, por conta da compressão.
2º Estágio-ocorre perda de tecido epitelial (derme e epiderme).
3º Estágio-Necrose na pele numa espessura moderada, cratera profunda.
4º Estágio-Necrose total da pele, afetando osso, capsulas, tendões e articulações.
As úlceras sao difíceis de tratar, pois como ocorre uma perda da pele nao tem como se regenerar rapido, deve se entao o aconselhamento de proteses se houve caso de amputação.

Calculos Renais

Calculo renal ou Pedra no Rins como é conhecido populamente são cristais parecido como pedras, formados por oxalato de cálcio, fosfato de cálcio e ácido úrico, podendo se localizar além do rins em bexiga, ureteres. Os calculo pequenos podem ser eliminados sem dor,e pode ser eliminado pela urina, já os maiores devido a forma irregular, causa dores fortes, sangramentos e nem sempre podem ser eliminados na urina.
O diagnóstico é feito por meio de ultrassom e de raio-X das vias urinarias, caso não consiga ser detectada por esses meios é recomendada uma tomografia computadorizada para melhor percepção.
O tratamento é feito por meio de ingestão de muito liquido, com adição de medicamentos caso a dor for muito intensa. Há situações que se ministra substâncias para dissolver os calculo renais. Caso nenhum deste resolva pode ser removido por cirurgia.